top of page
mental-health-concept-portrait-cosmic-woman-meditation-colorful-space-generative-ai.png
logo.png

para você

COACHING EXECUTIVO COM ENEAGRAMA

Como saber o seu

tipo do Eneagrama?

Camada 17.png

O seu tipo do Eneagrama é seu DNA de alma, ele é muito mais do que uma abordagem terapêutica. Ele coloca luz sobre suas Virtudes, sua parte divina, te mostrando um caminho sério e seguro de desenvolvimento. Ele fala de modo profundo sobre seus comportamentos e oportunidades do ponto de vista comportamental, abrangendo detalhadamente todas as subdivisões de desenvolvimento mais importantes: sua regulação emocional, seu equilíbrio mental e corporal, além de te conduzir a algo significativo na sua jornada psicoespiritual: o seu destino.

Aqui temos um resumo de cada tipo e caso queira saber mais, entre em contato conosco para fazer parte dos nossos grupos de alunos e receber material diariamente.

Assista, sinta, reflita. Esteja atento para aqueles tipos que mais te incomodaram. São um bom caminho pra você começar a aprofundar na descoberta do seu DNA de alma, acessando as razões pelas quais você está aqui nesta jornada.

Yara Cunha

Tipo 8 - Luxúria

Raiva é a emoção base deste grupo. Começamos a tríade dos Corporais ou instintivos do Eneagrama. O tipo 8 tem a paixão, o vício emocional da Luxúria, da intensidade. A busca deles, o motivador é o Controle. São justiceiros, protetores, provedores, assertivos, autênticos, verdadeiros, transformadores, líderes natos, fazedores.

 

O mecanismo de defesa deles é a negação da própria vulnerabilidade. Reprime as fraquezas, dores físicas ou emocionais.

 

A Raiva neste tipo é mais expressa, muitas vezes pela fala sem filtro e pela intensidade nas reações. 

Tipo 9 - PREGUIÇA

Raiva é emoção base deste tipo da tríade dos corporais, emoção (raiva) que o tipo 9 nega. O tipo 9 tem a paixão, o vício emocional da Preguiça de si mesmo. O motivador dele, a busca é sempre por paz e harmonia.

 

São calmos, pacientes, adaptáveis, harmonizam e acalmam o grupo, são inclusivos, tem atenção e ajudam ao outro. São regulares, rotineiros e fortes, enraizados.

 

O mecanismo de defesa do tipo 9 é a narcotização de si mesmo, fogem quando são exigidos em esforços, desafios e tensões, dando a impressão de estarem no mundo da lua.

Tipo 1 - Ira

O último tipo da tríade dos corporais, o tipo 1 tem a paixão, o vício emocional da Ira, a busca pelo perfeccionismo, pela qualidade em tudo. O tipo 1 é honesto, correto, o que zela para que não haja erros. O foco dele está no certo e no errado.

 

Ele gera credibilidade, é bom no follow up, muito responsável e organizado.

 

O mecanismo de defesa dele é aquele de acreditar que não pode fazer nada que seja considerado “errado”, se opondo aos desejos e impulsos humanos, como forma de neutralizar a própria raiva e culpa.

Tipo 2 - Orgulho

Nos 9 tipos, começamos aqui a tríade dos Emocionais! O tipo 2 do Eneagrama, o primeiro deste grupo, tem a paixão, o vício emocional do Orgulho, a busca por ser amado, ser aceito, incluso. A emoção principal dele no ego é a rejeição, o abandono.

 

São os doadores do Eneagrama, ótimos conselheiros e ouvintes, inclusivos, amorosos! Esse tipo faz uma leitura emocional das pessoas muito apurada, identifica expectativas, e tem muita vontade de se ir e ajudar.

 

Valorizam pessoas, geram bons sentimentos nos outros. O mecanismo de defesa é a repressão, o esquecimento de seus próprios desejos e sentimentos, priorizando a conexão com os outros.

Tipo 3 - Vaidade

O ENEAGRAMA e a tríade dos Emocionais! O tipo 3 chegou! O vício emocional, a paixão da Vaidade, a busca pelo Sucesso, pela Performance! A emoção predominante na tríade é a da rejeição, do abandono.

 

Fazem acontecer, tem força de vontade, persistência, dedicação e faro.

 

Vestem a camisa, tem foco em resultados, preocupação com a imagem, são ágeis em seguir em frente. O mecanismo de defesa do tipo 3 e a identificação com uma imagem desejada, bem sucedida como sendo sua, a ponto de tornarem-se essa imagem. Tido como o camaleão do Eneagrama.

Tipo 4 - Inveja

O ENEAGRAMA e a tríade dos Emocionais! O tipo 3 chegou! O vício emocional, a paixão da Vaidade, a busca pelo Sucesso, pela Performance! A emoção predominante na tríade é a da rejeição, do abandono. Fazem acontecer, tem força de vontade, persistência, dedicação e faro.

 

Vestem a camisa, tem foco em resultados, preocupação com a imagem, são ágeis em seguir em frente.

 

O mecanismo de defesa do tipo 3 e a identificação com uma imagem desejada, bem sucedida como sendo sua, a ponto de tornarem-se essa imagem. Tido como o camaleão do Eneagrama.

Tipo 5 - Avareza

Começamos a série dos 9 Tipos Humanos em personalidade e essência! Acompanha aqui com a gente! Comentando pela tríade dos Mentais, o tipo 5 tem a paixão, o vício emocional da Avareza, da economia de si. Se conectam com as pessoas através do Conhecimento.

 

São inteligentes, os “nerds” do Eneagrama, analíticos, curiosos, são calmos durante crises, são planejadores e estratégicos.

 

Tem um mecanismo de defesa que os leva a se isolarem de afeição, se desconectando das emoções. A mente deles trabalha demais, por detrás de toda a calma. São discretos, muitoooo inteligentes e os experts em muitos assuntos.

Tipo 6 - medo

Na tríade dos tipos Mentais, seguimos apresentando o tipo 6! Este tipo tem a paixão, o vício emocional do Medo. A busca deles, o motivador das ações é a Segurança. São bons investigadores, identificam riscos, são cautelosos e prudentes, responsáveis, fiéis, confiáveis, aqueles que gostam de descobrir as intenções ocultas…

 

Este tipo tem um mecanismo de defesa que usa o Medo que ele sente internamente, as preocupações e perigos imaginados e projeta externamente, como coisas concretas a serem enfrentadas ou evitadas.

 

O medo neste tipo se apresenta de duas formas: o medo fóbico, que é aparente, aquele que foge, que recua. E o Medo contrafobico, o medo disfarçado pela raiva, ousadia, agressividade.

Tipo 6 - medo

Série Eneagrama! Último tipo da Tríade dos Mentais, o tipo 7! Este tipo tem a paixão, o vício emocional da Gula!

 

Da variedade! A busca deles é por Prazer e por Inovação. São os positivistas do Eneagrama, bem humorados, charmosos, descontraídos, bons no networking, adoram fazer várias coisas ao mesmo tempo. Fogem da dor, buscam o prazer.

 

O mecanismo de defesa do tipo 7 é de racionalizar tudo, argumentando, como maneira de reduzir as experiências negativas, ressignificando experiências dolorosas como maneira de não sentir a dor e sim, desloca-la. O Medo neste tipo se apresenta sob a forma do positivismo: vai dar certo!

QUEM TE CONDUZIRÁ COMO SUA MENTORA?

Antes de mais nada, uma buscadora do seu sistema familiar, Yara Cunha tem uma historia de vida marcante, profunda e vitoriosa. É ela mesma a prova de que é possível curar, mudar, ressignificar traumas, seguir adiante apesar das pedras no caminho. E claro, o Eneagrama tem papel de destaque nessa caminhada.

Yara desenvolve pessoas há mais de 20 anos, como terapeuta, Coach Executiva atuante em empresas de grande porte até os dias atuais, professora de Eneagrama Sufi (a origem desta ferramenta), Mestra nas Novas Constelações. Especialista em Traumas e Transtornos, Yara “gosta mesmo é de casas graves, quando a pessoa procura ajuda por que já não tem mais como chegar ao fundo do poço, ela já está nele”.

 

Estudiosa das linhagens espirituais ancestrais,

um de deus pontos fortes é sensibilidade para a leitura transpessoal sutil que faz,

com diagnósticos bastante precisos.

Criadora da Técnica de Terapia Integrada de Eneagrama e Constelações, já formou muitos terapeutas que hoje começam a trilhar o mesmo caminho pelo Brasil afora. Yara tem como principal característica a profundidade nas abordagens terapêuticas psicoespirituals.

IMG_9654.JPG
Retângulo 4.png

Yara Cunha

6e2cf920c73d260231a7cb8a16933486_edited.png
bottom of page